sexta-feira, 2 de maio de 2014

Resenha: Delírio

por Giselle Lupepsa

Obra escolhida para o Desafio Literário de Abril  
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
páginas: 352
 
 
 
 
Amor, o mais mortal de todos os males. O amor pode matar. Você pode tanto morrer de amor quanto da falta dele. 

Delírio é um livro difícil de classificar. Achei a premissa interessante, mas o livro é verborrágico ao extremo. 

Na história Amor, Deliria Nervosa é um mal que tem que ser erradicado a qualquer custo. Os cientistas descobrem uma cura e o governo exige que todos os cidadãos recebam a cura após completar dezoito anos. Lena Holoway é um deles . Ela completará 18 em breve e mal pode esperar para a sua cura. Mas faltando apenas 95 dias até o seu tratamento, Lena faz o impensável: ela se apaixona. 

Algumas das melhores partes foram as epígrafes dos capítulos relativos as propaganda, rimas infantis, e "material proibido" da sociedade atual dentro do livro. 

O ritmo do livro é lento demais, senti que o livro poderia ter cerca de 50 páginas para contar as partes realmente importantes. Gostaria que os personagens secundários tivessem sido melhores caracterizados, como Hana e Grace. A história fica focada 90% em Lena e mesmo assim não consegui entender a personagem. 

Infelizmente, eu senti que Delírio, incluindo o seu romance, era clichê e o final não fez nada para ajudar a sua situação. Eu não posso compreender por que Lena e Alex se apaixonaram. Lena, devido a suas crenças resistiu ao amor desde o início, e de repente, ela fica obcecada por Alex, é inacreditável. O final foi emocionante, mas previsível. E claro que como todo livro lançado nos últimos anos, ele faz parte de uma trilogia. Vou começar a ler Pandemônio com menos expectativas e ver no que dá.

Nenhum comentário: