terça-feira, 13 de maio de 2014

Tubo 5: Para gostar de ler

por Pri Fernandes

Umas das coisas mais difíceis na era tecnológica é fazer com que o ser humano tenha o hábito da leitura. Isso não é regra, mas é algo muito comum de ouvirmos adultos dizerem que não têm o mínimo interesse em pegar um livro, sentar e degustá-lo.

Ao mesmo tempo, também não é algo tão absurdo que não podemos ir cultivando aos poucos. Lógico que para um adulto criar esse hábito é mais difícil que se trabalhar a leitura desde cedo.

Se você, adulto, tem interesse que seus filhos/alunos/sobrinhos/crianças com quem convive tenha o hábito da leitura é muito válido incentivar. Darei algumas dicas que não são nenhuma novidade, muito menos são infalíveis, mas poderão ajudar para que seus pequenos se tornem bons leitores.

1º Se você não tem o costume de ler, não cobre da criança isso. Tornar a leitura uma obrigação não a torna atrativa! OK, nenhuma novidade, certo? Mas infelizmente fazemos isso errado por muitos e muitos anos, começando pelas escolas e suas leituras obrigatórias do semestre para termos uma prova logo após... NÃO façam isso!

2º É muito importante saber o qual o estilo literário da criança. Isto é, saber de qual assunto ou história ela mais gosta. Como isso? Pergunte, oras! É importante mostrar para a criança que você se importa com o que ela gosta. Aliás, é possível descobrir se a criança gosta ou não de determinada história ao contar a ela algumas. Ao final de cada história contada, você pode perguntar o que ela achou e debaterem a respeito da história lida.

3º A partir daí, o ideal é criar algum desafio: procurar um livro com aquela história (pode ser pelas imagens que o livro contém, pelo título etc.). É muito importante que a criança veja você lendo, quando ela estiver por perto, tente manifestar emoções: ria, comente, converse sozinho (mas sem soar falso). Se a criança ficar curiosa, incentive-a a ler com você, sentem-se juntos e troquem informações do que acharam daquele trecho que leram. Se ela também gostar, a criança terá um incentivo muito forte, dando autoestima, confiança e ânimo por ver que um adulto gosta das mesmas coisas.

4º A leitura deve ser espontânea. NUNCA ofereça um livro para a criança com a frase "vamos ler uma história hoje?". Tente instigá-la, mas inconscientemente, para que ela tenha interesse em pegar um livro por conta própria, sem que algum adulto tenha mandado. Para isso, procure manter os livros (de acordo com a faixa etária) a vista dela.

5º Procure levar seu filho à biblioteca. Algumas têm projetos para as crianças, o que é muito legal. Na Biblioteca Pública do Paraná, por exemplo, eles fazem A Hora do Conto, Teatro de Fantoches e atividades lúdicas com as crianças que visitam. Inclusive, há uma seção específica para os pequenos. Não é necessário gastar fortunas para que seu filho se torne um leitor, faça a carteirinha em uma biblioteca. Inclusive, isso criará a noção de se ter bons cuidados com as coisas dos outros e a responsabilidade de devolver o que emprestou...

Como eu disse, essas dicas não são infalíveis, e por tudo o que você faça, é possível sim que seu filho não se torne um devorador de livros, mas também aprenderá a não odiá-los. Caso, com o passar do anos, seu filho não tenha criado o gosto pela leitura, ao menos ele/ela terá uma boa lembrança dos momentos que passaram juntos.
E lembre-se: se os adultos ao redor da criança não gostam de ler, falam mal, a criança absorverá muito mais o lado negativo que o positivo.

Embora eu não tenha filhos, falo por experiência que tive durante minha infância, vale cada minuto o esforço. Esses momentos não serão esquecidos pela criança.

Nenhum comentário: