sábado, 12 de julho de 2014

Tubo 5: Curiosidades de Pulp Fiction


por Matheus Braz

Um dos filmes mais significativos de sua época, no mês de julho, completou 20 anos. Lançado em 1994, o peculiar Pulp Fiction – cujo nome faz referência às revistas Pulp, populares durante o início até a metade do século XX – abalou a indústria cinematográfica com sua violência gratuita e seus diálogos ecléticos e sedutores.
Muitos consideram esse filme um clássico do Tarantino, e apesar de tanta violência é adorado por muitos cinéfilos.
 

O filme narra, de maneira não cronológica, três frentes de histórias (sinopse pelo Filmow):
Em uma delas, aparecem Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames).

Em outra história, Vincent deve levar Mia Wallace (Uma Thurman) mulher de seu chefe para se divertir enquanto ele viaja.

Por último, é contada a história de Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista que foi comprado por Marsellus para perder uma luta, mas não cumpriu sua parte no acordo e agora precisa fugir do mafioso.
Para comemorar o aniversário desse clássico polêmico, brilhante e cultuado por alguns, reunimos aqui 5 curiosidades sobre o filme que você talvez não saiba, se já sabe, vale dar mais uma conferidinha:
  • A mãe de Tarantino afirmou que, durante a gravidez, costumava escutar repetidamente música “You Never Can Tell”, de Chuck Berry, escolhida por ele para a cena da dança entre Mia e Vincent, no Jack Rabbit.
Vale relembrar!!

  •        Yeskel, que trabalhou como diretor de elenco em Cães de Aluguel e Pulp Fiction, afirmou que o elenco poderia ser muito diferente:

Todos queriam estar neste filme. Nós fomos convidados para ir a agências top da época, como CAA, William Morris, Endeavor, ICM, UTA, e fomos lá para escolher o elenco. Isso foi muito diferente de “Cães de Aluguel”, pois ninguém nos chamou naquele filme. Mas em Pulp Fiction, nós íamos na agência e podíamos escolher entre atores como Robert Redfort, Dustin Hoffman e Bruce Willis, que eram os maiores nomes no negócio. E nós sentávamos naquelas salas parecendo crianças em uma loja de doces, nós não acreditávamos que estavam oferecendo atores para nós.
 
  • Tarantino escreveu o papel de Jules especialmente para Samuel L. Jackson, entretanto, ele quase foi dado para Paul Calderon após uma grande audição do ator. O primeiro teste de Jackson não tinha sido muito bom. Dizem que ele tinha apenas lido suas partes. Ao saber que poderia perder a vaga, o ator viajou até Los Angeles, fez o teste mais uma vez e garantiu o papel. Calderón ganhou um papel menor, como barman.

  • Muitas atrizes queriam o papel de Mia Wallace, entre elas, Meg Ryan e Isabella Rossellini, mas Tarantino estava tão desesperado para que Uma Thurman aceitasse o papel, que leu o roteiro inteiro para ela no telefone, fazendo-a aceitar.   
  • A carteira de Jules, onde dizia “Bad Motherfucker” era de Quentin Tarantino. 
 
 

  • O roteiro de Pulp incluía duas marcas inventadas por Tarantino, que apareceriam em outros filmes dele: os hambúrgueres Big Kahuna, os quais são degustados por Jules, em Pulp Fiction; e pelos irmãos Gecko, de "Um Drink no Inferno". A marca Big Kahuna também aparece em Cães de Aluguel. E os cigarros Red Apple, que surgem em Pulp Fiction (Butch Coolidge e Mia Wallace aparecem fumando um desses); e em Kill Bill a marca aparece numa grande placa de publicidade. 

Esse filme vale muito a pena ser assistido e reassistido milhares de vezes. Quem nunca viu, veja; quem já viu, sabe bem do que estamos falando: atores de peso, diretor insano e com um ótimo currículo, boa trilha sonora, diálogos densos e cenas muito bem elaboradas!



FONTES

Um comentário:

Unknown disse...

Um dos meus filmes favoritos, adoro história. Uma das minhas atrizes favoritas é Maria de Medeiros, que ainda vê em outros filmes e séries como a nova série O Hipnotizador , que só começou a este 2015.Si're um fã deste actirz recomendo que você vê-lo.