sábado, 31 de janeiro de 2015

Resenha: O emblema do Traidor

http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/142059/O_EMBLEMA_DO_TRAIDOR_1291772555P.jpgpor Tathy Zimmermann


Autor: Juan Gómez-Jurado
Editora: Suma das Letras
Ano: 2010
Páginas: 308




Da maçonaria ao nazismo, do amor à traição - é assim que a resenha do Skoob define esse livro.
Peguei emprestado com minha mãe, que me afirmou que eu iria gostar muito, e ela estava certíssima. O livro é empolgante e envolvente, não conseguia parar de ler.

É um romance histórico interessante, já que o autor ouviu uma narrativa real
de um medalhão que realmente existe, ou existiu, com símbolos maçônicos, mas confeccionado em ouro, metal nunca usado pelos maçons. Ao saber dessa história, o autor pesquisou a Ordem da Maçonaria  durante os anos negros do nazismo na Alemanha e descobriu que essa seita filosófica foi perseguida, tendo muitos de seus membros presos e até mesmo mortos em campos de concentração. Além disso, o espião nazista responsável pela prisão de maçons e desmantelamento de diversas lojas maçônicas recebeu uma condecoração: um medalhão de ouro, encomendada pelo próprio Hitler especialmente para agradecer pelos seus feitos.

A partir dessas pesquisas, o autor preencheu as lacunas com os personagens fictícios de seu romance. O protagonista, Paul, é órfão de pai desde os dois anos de idade e a respeito do pai, somente sabe de poucas histórias contadas reticentemente pela mãe. 

O rapaz cresceu na casa dos tios, o barão e baronesa Von Schoeder, mas ao contrário do que o título de seus tios representa, Paul e sua mãe (irmã da baronesa) são empregados na mansão do casal. Paul é atormentado constantemente pelo primo, que não o deixa em paz. Mas a vida do jovem muda radicalmente após dois episódios - ambos ocorridos no mesmo dia: ele conhece e se apaixona pela jovem judia Alys Tannenbaum e conversa com seus primo mais velho, um veterano da Primeira Guerra que voltou para casa mutilado, que lhe revela uma pista sobre a morte do pai de Paul. 

Os acontecimentos forçam Paul e sua mãe a deixarem a residência dos Von Schoeder e com um mistério nas mãos, o rapaz precisa enfrentar a dura luta pela sobrevivência em uma Alemanha empobrecida e turbulenta do período entreguerras. 

Apaixonado por Alys e obcecado pela morte do pai, Paul começa sua aventura que o levará a lugares sequer imaginados. A narrativa é tão bem escrita e tão emocionante, que é difícil não torcer pelos protagonistas a cada página e se desesperar com as situações difíceis que ele enfrenta. 

É uma leitura que recomendo.

Um comentário:

Andy Lima disse...

Já gostei logo de cara do tema, parece ser um livro muito bom, eu nunca nem sequer tinha ouvido falar no conjunto livro/ autor, mas já gostei!

Estou seguindo seu blog e já até favoritei aqui!


Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
Estandy Books - A Estante da Andy