quinta-feira, 19 de março de 2015

Projeto Lendo o Mundo: Alemanha

E o Projeto Lendo o Mundo segue. Desta vez, contamos com a participação de uma de nossas colaboradoras honorárias: Giselle Lupepsa
O livro escolhido por ela, inclusive, tornou-se filme, em 2007, e contém uma história interessantíssima que vale a pena conferir.
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas




Para iniciar o projeto escolhi um escritor alemão, mas a história se passa na França. Como estava na dúvida por onde começar, fiz um sorteio entre meus escolhidos e tirei Alemanha. Resolvi então ler um livro que estava parado na minha estante fazia muito tempo. Não me arrependi da escolha, mas não entendi o motivo de ser tão aclamado, até o Nirvana fez uma música inspirada no livro (Scentless Apprentice).

Achei que o livro peca um pouco no excesso de descrições. Em alguns momentos as descrições ajudam a imaginar como eram as cidades naquela época e também a entender o personagem, me peguei em vários momentos tentando imaginar como seriam os aromas descritos no livro. Porém as descrições são por vezes repetitivas e não acrescentam nada à narrativa.

Apesar de muitos termos em francês e de perfumaria é uma leitura rápida e fácil.

Nenhum comentário: