sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Presságio. O assassinato da freira nua

Como anunciado aqui, o ano de 2015 começamos com o pé direito. Muitas leituras novas, como também parceiros queridíssimos. 
Leonardo Barros gentilmente nos enviou uma cópia de seu exemplar de Presságio - o assassinato da freira nua, e lógico que fomos correndo conferir...

Sinopse
Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima.
Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página!

Resenha
Uma freira foi encontrada morta. Em seu corpo, evidências de que a irmã Bianca sofreu abusos sexuais antes de ser estrangulada. O trabalho da polícia, que está difícil com essa investigação, se complica ainda mais quando uma segunda freira aparece morta, estrangulada, com evidências explícitas de que ela teve relações sexuais antes da morte. Tudo leva a crer que é um “assassino serial” com fixação em freiras, apenas um detalhe levanta suspeitas: a segunda freira, Vivian, não era uma religiosa, era apenas uma jovem em uma festa a fantasia vestida de freira – contudo, estava nua à exceção do véu sobre sua cabeça.

A polícia, a equipe de médicos legistas, os amigos e familiares das vítimas, se envolvem em torno desses cruéis assassinatos. O delegado tem um suspeito. Mas Alice, conhecida da segunda vítima, acredita que a polícia está errada. Alice viu tudo o que aconteceu com Vivian em um presságio, uma visão.

Alice acredita ser clarividente e isso é um assunto delicado porque suas visões sempre ocorrem em situações de intensa excitação sexual, ela vê um corredor branco, que termina em uma porta com o número 69 estampado e ao passar pela porta, vislumbra as cenas enquanto estão acontecendo ou pouco antes de ocorrerem. Os amigos acham que ela é louca, os psiquiatras consideram uma espécie de trauma sexual e a consideram histérica, neurótica, paranóica, com delírios persecutórios e até mesmo psicótica. Ninguém acredita em Alice.

Contra tudo e contra todos, Alice precisa provar a todos quem é o verdadeiro assassino e também provar sua lucidez, ela sabe o que viu, sabe que não está louca e vai atrás do assassino. Mal sabe ela a encrenca na qual vai se enfiar... mal sabe ela que suas visões avisam de perigos terríveis, muito mais do que ela é capaz de perceber.

Opinião do leitor
O livro é um suspense empolgante e sensual, um “thriller policial” alucinante, narrado em terceira pessoa, que nos permite ter a visão de todos os envolvidos na trama: a jovem Alice, o Delegado Matias e o Agente Felipe, a amiga de Alice, Geórgia e seu namorado, Walter, o médico legista Sócrates.

Devo admitir que não esperava muito do livro ao pegá-lo para ler, mas fui surpreendida: é quase impossível parar a leitura! As cenas se sucedem de forma rápida, como se fossem um roteiro de filme de aventura policial (inclusive seria muito legal se fizessem um filme desta história). O autor nos brinda com situações incríveis e impossíveis de serem previstas e o melhor de tudo, a história é muito bem amarrada, os termos técnicos são muito bem empregados, sem se tornar enfadonho e tudo se desvenda em um final empolgante. O autor ainda nos brinda com uma sugestão: será que ainda não acabou?

Sobre o livro e o autor
Como já mencionei, a história é muito bem escrita e com excelente continuidade.
Dividido em cenas rápidas e não capítulos, sem indicação de numeração. As páginas são numa tonalidade marfim, a fonte é serifada com tamanho excelente, o que torna agradável a leitura. 
A capa conta com orelhas, é muito bem acabada. A ilustração nos instiga a um clima de suspense, lembrando muito algumas capas de Agatha Christie, inclusive, uma das versões de Os Assassinato na Rua Morgue, de Edgar Allan Poe. Ótimo trabalho da editora. 

Leonardo Barros está sendo considerado pela crítica como uma grande promessa para a literatura brasileira da atualidade. Médico e romancista, ele já escreveu cinco romances, enveredando-se pelos gêneros da comédia e do erotismo, mas foi no suspense que se tornou notório, ao publicar o “thriller policial”, O Maníaco do Circo, um dos e-books mais vendidos no site da Amazon. 


Observações
Editora: Novo Século
páginas: 220




Só não classifiquei com 5 estrelas porque eu queria um pouco mais. Quando li a última frase, virei a página na esperança de que haveria mais... Dá a entender que a história não acaba de fato!
Este foi daqueles livros que deixou com gosto de quero mais. Definitivamente vou buscar para ler o quanto antes O Maníaco do Circo.

Nenhum comentário: