sábado, 2 de agosto de 2014

Resenha: Dias Perfeitos

por Pri Fernandes

Desafio Literário do mês de julho: Thriller
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
páginas: 274




Téo é um estudante de medicina um pouco antissocial que mora com sua mãe paraplégica. Durante uma festa a qual fora obrigado a ir, acaba conhecendo Clarice, uma jovem de espírito livre e que sonha em ser roteirista de cinema. Por causa de um beijo despropositado de Clarice, Téo acaba se apaixonando e fica obcecado pela garota, tomando uma atitude um pouco extrema.


A história começa de um jeito muito inusitado, estranho. E já de início desconfiamos que Téo não é muito normal. Uma pessoa sozinha, antissocial, tímida, mas ao mesmo tempo Téo se mostra ser uma pessoa racional e conflituosa, tem suas convicções, mas é muito calmo e sistemático. Todas as atitudes dele são muito bem calculadas, muito típico de um sociopata.

Clarice não podia tê-lo chamado de monstro. Não tinha esse direito. Ele não era um monstro. E precisava desesperadamente que ela acreditasse nisso. (p. 222)

Apesar de todas essas característica muito bem firmadas pelo autor, Téo, para mim, continuou uma incógnita. Por que será que ele é assim, o que o levou a ser assim? Será que o que lhe falta não é um pouco de amor e atenção?
A mãe de Téo para ele é apenas um estorvo, ele não demonstra sentimento ou interesse algum, então surge Clarice! Quando Clarice surgiu na história, Téo a descreve como uma pessoa diferente, alegre, espontânea, despreocupada e desinibida. Isto é: seu oposto.
 
Clarice com toda sua desenvoltura puxa conversa com Téo numa festa, conta de tudo um pouco sobre ela, inclusive sua ambição de ser roteirista de cinema. O título da obra é uma "homenagem" ao roteiro de Clarice...
Em Clarice, Téo viu o que faltava em sua vida, a luz do caminho, a pessoa que ele gostaria de passar o resto da vida... O que me surpreendeu na obra é que não esperava que alguém pudesse ir tão a fundo no que se diz respeito a prender-se a alguém!

A narrativa é ótima, realmente fiquei presa à leitura, querendo saber o que Téo aprontaria nas próximas páginas. O humor é sagaz, embora os demais personagens sejam apenas coadjuvantes, Téo e Clarice dão o toque ideal na história.

Só achei que o desfecho foi um pouco clichê, não sei por que, mas imaginei que iria terminar do jeito que terminou. Não sei se por causa da minha fixação por filmes de terror/suspense, a gente acaba prevendo alguns finais! 

Veja o que o próprio autor fala sobre seu livro, Dias Perfeitos, aqui!


Booktrailler

Raphael Montes é um jovem advogado e escritor, com apenas 24 anos. Já teve seus contos publicados em diversas antologias de mistério. Seu primeiro romance – Suicidas (publicado pela Saraiva/Benvirá, 2012) – foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura, em 2010, do prêmio Machado de Assis (2012) e do prêmio São Paulo de Literatura (2013).
Apesar de estar apenas começando, demonstra ter muito talento para o gênero. Ficamos aguardando os próximos títulos!

Nenhum comentário: