segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Resenha: O rei de amarelo

por Evelin Shamps

Obra escolhida para o desafio literário do mês de julho: terror/thriller

Autor: Robert W. Chambers
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
páginas: 256

 


O livro é uma coletânea de contos envolvendo um livro misterioso com capa amarela, o tal O Rei de Amarelo, que leva as pessoas que o leem à loucura.
São dez contos que se passam entre 1880 e 1920, quase sempre envolvendo artistas franceses e americanos. Todos eles [os contos] são interligados entre si de forma bem sutil, coisa que a editora brasileira conseguiu reunir de forma coerente, já que as edições de outros países sempre trazem outros contos do autor, que nãotêm qualquer tipo de ligação entre si.
O horror causado pelo livro amarelo é muito palpável e chega a ser cósmico para as personagens do livro.
Chambers foi inspirado e inspirou HP Lovecraft, e isso fica muito visível na obra com alusão a muitos nomes comuns nas duas obras. Na introdução do livro é bem explicada essa influência.

O Rei de Amarelo não chega a ser um livro perturbador, mas é muito envolvente e o horror que o autor tenta passar é bem interessante. É bizarro!
Meu conto favorito foi “O emblema amarelo”, que mostra a loucura de um pintor e sua modelo que ocorre pelo simples fato de ele ter o livro em casa.
Disse em outra resenha que não sou muito fã de contos por serem curtos, mas histórias de terror funcionam melhor sendo curtas, são mais impactantes. Esse livro eu adorei. 

Uma curiosidade: este livro inspirou o roteiro do seriado True Detective, que também é super recomendado pela galera do 10Culturando ;)

Nenhum comentário: