segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Resenha: O hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2012
páginas: 296





Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de
anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua proeza e sua habilidade como ladrão!

O que dizer além de que: "Numa toca no chão vivia um Hobbit."?
Bilbo Bolseiro é um Hobbit um pouco fora do comum, pois Hobbits são pouco dados à aventuras, mas depois de uma pequena visita do Mago Gandalf e de alguns anões folgados, Bilbo topa participar da jornada que eles tem pela frente como seu ladrão.
Como era de se esperar, tendo conhecimento do estilo de vida dos Hobbits, os anões não estavam colocando muitas esperanças no desempenho da pequena criatura de pés peludos, mas felizmente para eles, Bilbo se tornou uma grata surpresa.
Podemos ver com o passar do tempo o crescimento de Bilbo, não no tamanho, é claro, mas na maturidade, na coragem, na alma. Quantos homens teriam conversado de tão perto com o Poderoso Smaug, o Dragão (mesmo com a ajuda do anel)? E quantos teriam enfrentado as terríveis aranhas, a fim de salvar seus preciosos amigos? Não muitos, mas Bilbo sim.
Sem contar a minha parte preferida, quando Bilbo, muito sorrateiro, brinca do jogo de adivinha com Gollum, vulgo Sméagol, que me arrancou muitas risadas dentro do ônibus, pelo seu jeito de falar. Mãoses e Olhosos. Ok.
Enfim, é ótimo, é Tolkien, vale a pena.

Nenhum comentário: