domingo, 15 de junho de 2014

Resenha: Diário de uma Paixão

por Gi Maggioni

Como o desafio do mês de maio era de livros que viraram filmes, nossa querida Gi nos enviou uma resenha já escrita por ela e publicada em depressaoliteraria.blogspot.com.br/

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
páginas: 244



 


O livro conta a história de Noah Calhoun e Allison Nelson – ou Noah e Allie para os íntimos. Os dois se
conheceram no verão de 1946, na cidade de Nova Berna, onde os pais de Allie alugaram uma casa enquanto esperavam o fim da colheita do tabaco. 

Os dois jovens, logo que se conheceram, apaixonaram-se perdidamente. Desde que viu Allie, Noah soube que ela era diferente, e que nunca mais encontraria outra mulher como ela, nenhuma com aqueles olhos. Mas apesar do grande amor que sentiam um pelo outro, foram impedidos de ficar juntos pelos pais de Allie, que não concordavam com o romance por causa da disparidade social que havia entre eles.
Após 14 anos separados, Allie vê no jornal uma notícia em que Noah aparece por ter reformado uma antiga casa abandonada em Nova Berna e, então, mesmo estando noiva de Lon e a 3 semanas do seu casamento, decide ir visitar Noah, pois sente que precisa vê-lo antes de se casar. Após dois dias do reencontro com Noah, Allie se vê diante de uma encruzilhada, e precisará escolher entre um dos dois caminhos, sabendo que isso mudará a sua vida para sempre.

O livro todo é narrado por Noah, em primeira pessoa, e em uma época bem diferente dos fatos que são contados por ele. Mas mesmo assim não poupa esforços para expressar, mesmo depois de tantos anos terem se passado, seu amor inabalável pela sua bela Allie.

Diário de uma Paixão é um livro extremamente comovente, principalmente do meio para o final. Eu já o tinha lido antes, mas como não me lembrava de muitos detalhes resolvi lê-lo novamente, e fiquei impressionada com a facilidade com que a leitura fluiu, li todo em uma tarde, porque mesmo sabendo o fim da história do livro e do filme, o livro te prende e faz você pensar que a qualquer momento Allie pode mudar de ideia.

Depois de ter derramado várias lágrimas com o filme, todas as vezes que eu assisti, e que infelizmente acabei vendo antes de ler o livro, e de ter derramado mais algumas boas com o livro, eu sou meio suspeita para falar que adorei. Nicholas Sparks tem realmente o gene do romance correndo nas veias, ele sempre consegue ser incrível, não que eu tenha lido todos os livros dele – ainda – mas todos os poucos que eu tive a oportunidade de ler me encantaram.

Super indicado, ótima leitura para todas as idades e para todos os tipos de corações, os apaixonados para reacenderem a paixão e os não apaixonados para poderem se apaixonar, nem que seja pelo Noah e pela Allie.

 
 
Ficha técnica
Título original: The Notebook
Ano: 2004
Diretor: Nick Cassavetes
Atores: Ryan Gosling, Rachel McAdams, Joan Allen, James Garner, James Marsden...





Trailer legendado
 

Nenhum comentário: