domingo, 8 de junho de 2014

Resenha: Eu sou o número Quatro

por Liz Sumeragi



Obra escolhida para o Desafio Literário de Maio
Autor: Pittacus Lore 
Editora: Intrínseca 
Ano: 2011 
páginas: 352



Pegaram a Número Um na Malásia.
Número Dois na Inglaterra.
E o Número Três no Quênia.
Mataram todos eles.
Eu sou o Número Quatro.
Eu sou o próximo.

***
Uma das capas do livro

Após a guerra com os mogadorianos, que trouxe a destruição de Lorien, 18 deles vieram para a Terra. Nove mentores, chamados Cêpans, e nove crianças Garde, guerreiros, capazes de desenvolverem poderes, os Legados, como invisibilidade, voo, resistência ao fogo. Pouco antes da fuga, um feitiço foi colocado sobre as crianças para garantir a sobrevivência delas. Desde que as crianças se mantivessem separadas no novo planeta, elas apenas poderiam ser mortas na ordem dos números que lhes foram dados. Imediatamente após o desembarque, cada Cêpan levou seu Garde para um canto remoto do planeta para fugirem dos inimigos que certamente os perseguiriam.

Assim que sente a morte de Três, John/Quatro e seu Cêpan, Henry, fogem para Paradise, Ohio. John ainda não desenvolveu seus legados, e o tempo é cada vez mais curto. Agora ele pode ser morto. Mas, em meio à guerra que se aproxima, John conhece uma garota humana, Sarah, por quem se apaixona, e faz um melhor amigo, Sam, o “esquisitão” que acredita que seu pai foi abduzido por alienígenas.

Então a vida dupla de John começa, dividindo-se entre treinamentos e a vida humana que ele parecia criar para ele mesmo. Especialmente uma vez que seus legados começam a se desenvolver. E os que John adquire são o Lúmen (resistência ao fogo) e a habilidade rara das visões. E é durante essas visões que descobrimos como seu planeta foi destruído. Mas, a paz não poderia durar para sempre. Leiam e descubram o que acontece depois disso.

***

Escolhi esse livro para a resenha, pois aliens é um tema me interessa, e porque gostei do filme. Só que eu não contava que esse filme fosse um “Percy Jackson” da vida. Os roteiristas parecem não ter lido o livro. Pegaram apenas nomes e situações e pronto: fizeram o filme. Inclusive esse foi o motivo de tantas críticas negativas à época do lançamento.

O livro é bom. A série toda na verdade é boa. Mas se você está esperando um livro de aliens travando uma guerra, esqueça. A partir do momento em que John conhece a Sarah, o livro deixa de ser um livro de aliens tentando sobreviver num planeta estranho e passa a ser um romance água-com-açúcar adolescente na qual o herói é perseguido por gente que quer matá-lo.

A história é boa, muito boa, quando o Quatro não está com a Sarah, ou pensando nela (o que acontece muito pouco, se eu for honesta, já que ele pensa nela constantemente), mas muita coisa interessante acontece quando ele tenta salvá-la também. O Sam é um personagem que já é muito legal no primeiro livro, e a presença dele só vai melhorando à medida que a série vai passando. A escrita de Pittacus Lore é dinâmica e divertida. E, mais uma vez o filme saiu-se muito inferior ao livro.

 

 Ficha Técnica do filme:
Eu sou o Número Quatro / I am Number Four
Gênero: Ação/Fantasia Urbana/Ficção Científica
Data de lançamento: 18 de fevereiro de 2011 (Estados Unidos)
Data de estreia no Brasil: 15 de abril de 2011
Duração: 109 minutos
Direção: D. J. Caruso
Elenco: Alex Pettifer, Dianna Agron, Teresa Palmer, Callan McAuliffe, Jake Abel e Timothy Olyphant

 
Mais informações no IMDB (http://www.imdb.com/title/tt1464540/)
 
Trailer do filme


 

Um comentário:

Giselle disse...

Me senti muito enganada com essa série, achei que era uma série de ação, mas está mais pra romance e dos mais fraquinhos. Fiquei muito decepcionada.