quarta-feira, 30 de abril de 2014

[Especial] Dia Internacional do Jazz


por Matheus



O dia 30 de abril não é mais um dia qualquer. Em 2011, a Unesco anunciou, juntamente com o pianista Herbie Hancock, o Dia Internacional do Jazz. E nós, do 10Culturando, não poderíamos deixar de fora esta data tão especial para diversos mestres e amantes desse estilo musical. iremos celebrar o Dia Internacional do Jazz.

O Jazz é um estilo musical de extrema riqueza e versatilidade que abrange as mais diversas manifestações culturais. Nasceu das canções dos escravos negros americanos, em seu processo de adaptação à nova cultura, e se consagrou como forma de expressão artística universal. Sua instrumentação, melodia e harmonia são europeias, o ritmo, o fraseado e certos temperos harmônicos derivam da música africana.
A primeira manifestação desse gênero se deu nos Estados Unidos, pelos escravos africanos trazidos para trabalhar como estivadores e que tinham costume de cantar e produzir músicas, as quais ficaram conhecidas como work songs. Essas canções mostravam complexidade rítmica com características polirrítmicas que vemos hoje no jazz.

Dessa variedade de ritmos, o blues é o mais importante das raízes do jazz, inicialmente como expressão vocal. No plano instrumental, o ragtime (estilo pianístico e que constitui uma espécie de versão negra das polcas e valsas importadas da Europa) é outra raiz fundamental.
Originalmente, o blues era um tipo de música folclórica, criada pelos escravos. Surgiu no século XIX, como uma espécie de profanação e individualização do spiritual. Em paralelo à formação do jazz, o blues evoluiu como estilo musical independente.
Além da influência do melódico-harmônico do blues, o Jazz também sofreu a influência da dinâmica rítmica do ragtime, que se mostrou quase o oposto da liberdade e da expressividade do blues - sendo uma música formal e escrita. Contudo, foi ele que deu ao jazz um sentido crucial de melodia, de forma e, provavelmente, de harmonia.
Nova Orleans tornou-se o berço do jazz, por haver muitos negros que habitavam essa região – população formada basicamente de origem africana, descendentes dos escravos trazidos aos EUA. Nas ruas da cidade de Storyville se formaram, também, as primitivas orquestras de jazz – as brass bands, fanfarras de negros e que desfilavam durante o Mardi gras, além de tocar em casamentos e enterros – e as jug bands, grupos que acompanhavam cantores de blues e usavam instrumentos feitos em casa, a partir de garrafas, caixas de charuto e até tábuas de lavar roupa (washboards).

É dessa época que surge o primeiro grande músico de jazz, o lendário cornetista Buddy Bolden, barbeiro de profissão e que morreu em 1931 e não deixou gravações para posteridade. As orquestras de Joe “King” Oliver, Freddie Keppard, Bunk Johnson, “Jelly Roll” Morton e Sidney Bechet foram as primeiras a enunciar os contornos do verdadeiro jazz. 

A partir de 1916, com o fechamento da zona boêmia de Storyville pela Marinha americana, o jazz trocou Nova Orleans por Chicago, onde reinaram músicos como "King" Oliver, Sidney Bechet e Louis Armstrong.

O primeiro disco de jazz foi gravado em 1917, pela Original Dixieland Jazz Band – uma orquestra de brancos. A partir de 1923, “King” Oliver faria as primeiras gravações importantes do chamado estilo Nova Orleans, caracterizado pela improvisação coletiva. 

A improvisação individual no jazz começou com o trompetista, cantor e chefe de orquestra Louis Armstrong, que foi, para muitos, o maior músico de jazz de todos os tempos. Sua técnica prodigiosa transformaria a música coletiva e primitiva de Nova Orleans, voltada para o entretenimento, num modo de expressão universal, que valorizava a interpretação individual e a forma “tema com variação”.

Atualmente ocorre todo ano o New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos mais tradicionais eventos de música, gastronomia e folclore dos Estados Unidos, e que nesta 45ª edição escolheu o Brasil para ser destaque no Cultural Exchange Pavilion (CEP), local que desde 1996 celebra a ancestralidade da cultura de Nova Orleans. 

Para ouvir as músicas desses grandiosos mestres do Jazz, clique na foto!

Louis Armstrong – All of me                                                  Billie Holiday (Lady Day) – Blue Moon
https://www.youtube.com/watch?v=4BSu-0bMaSQ
https://www.youtube.com/watch?v=9LOB_I7sgoI 

Ella Fitzgerald – Summertime                                                  Nat King Cole – Smile
https://www.youtube.com/watch?v=1TvUYSFRItohttps://www.youtube.com/watch?v=u2bigf337aU




Ouça outros músicos desse grande estilo aqui!

Nenhum comentário: