quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resenha: Quarto


Obra escolhida para o Desafio Literário de Março
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano: 2011 
páginas: 350



Prepare-se antes de começar a ler com uma caixinha de lenços de papel. Tá certo que sou uma manteiga derretida, mas é impossível não se emocionar com Jack. Pode ser que você não chore, mas ficará tocado com a história. 
A autora criou uma história bonita e dolorosa usando casos reais de rapto e cativeiro forçado, como o de Josef Fritzel e Jaycee Dugard, como inspiração. 
O narrador é Jack , um menino que completa cinco anos no começo do livro. Ele nunca esteve em outro lugar que não fosse o Quarto. Sua mãe criou todo um mundo para ele naquele espaço apertado para que ele não sentisse falta de nada apesar de todas as limitações impostas a eles pelo Velho Nick. 
A angustia do leitor começa já no início do livro quando percebemos a situação em que vivem Jack e sua mãe, a de Jack começa quando ele precisa sair do Quarto. A primeira parte do livro mostra a realidade de Jack e de sua mãe trancados no Quarto, a segunda mostra as dificuldades enfrentadas pelos dois quando finalmente saem do Quarto. 
A difícil adaptação de Jack é de partir o coração. Em alguns momentos percebemos também a dificuldade de sua mãe em saber como lidar com sua liberdade. É um livro muito bonito, mas chocante.

Nenhum comentário: