segunda-feira, 21 de abril de 2014

Miliopã com Gengibirra: Filme da vez...

por Mee




12 anos de escravidão é uma adaptação da autobiografia homônima, de 1853, de Solomon Northup – violinista, negro livre, nascido no Estado de Nova Iorque, que foi sequestrado em Washington, D.C., no ano de 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação.

O filme dirigido pelo inglês Steve McQueen foi escrito por John Ridley e contou com o ator Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança e Salt) como Solomon Northup, e tem sido muito elogiado por seu trabalho. A filmagem principal foi em Neva Orleans, Louisiana. Os locais utilizados foram quatro plantações históricas e dentre elas há uma chamada Magnólia é a que está mais próxima da fazenda real onde Northup foi mantido.

Em 2 de março de 2014, na 86ª edição do Oscar, o longa foi indicado em 9 categorias e venceu 3 prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Melhor Roteiro Adaptado.


Curiosidades

  • Chiwetel Ejiofor primeiramente recusou a oferta do diretor Steve McQueen para interpretar o papel principal de Solomon Northup, mas então percebeu que tinha que superar seu medo inicial do que McQueen disse ser um papel para a vida toda de um ator. Ejiofor preparou-se para o personagem imergindo na cultura de plantio da Louisiana e aprendendo como usar e tocar um violino.
  • As filmagens na Louisiana duraram somente 35 dias e foram feitas com apenas uma câmera.
  • Michael K. Williams teve um colapso emocional durante as filmagens, o que viria a ser uma cena deletada do filme. O estresse de recriar um material tão doloroso o levou a entrar em colapso no chão depois de uma tomada, em que ele gritou e chorou por um longo período enquanto um dos coordenadores de dublês o confortou.
  • Para interpretar um alcoólatra, Michael Fassbender fez com que seu maquiador pintasse seu bigode com álcool para que os outros atores pudessem reagir naturalmente ao cheio como eles fariam com um homem que estivesse bebendo muito.
  • A árvore onde Soloman Northup vê vários homens sendo linchados foi realmente utilizada para linchamento e está rodeada por túmulos de escravos assassinados.
  • A filha de Steve McQueen falou para ele contratar Sarah Paulson (American Horror Story) depois de ver a fita de teste dela, porque ela havia achado a atriz assustadora.

[Fonte: AdoroCinema]


Assisti ao longa no cinema e na minha visão poderia acrescentar Thriller no gênero do filme de tão tensa que fiquei. O tema escravidão sempre é um assunto muito forte e o diretor conseguiu fazer com que eu sentisse o desespero de ser escravo. Em muitas cenas há muita ênfase no sofrimento, como chibatas no tronco, (quase) enforcamentos, e mais uma cena que achei incrível que é um close no rosto de Solomon em que ele pensa se foge ou não. É indescritível a maneira como vemos suas expressões.

Entretanto são tomadas muito longas, acima do normal e das quais geralmente costumávamos ver em filmes com este tema.  Quero também elogiar as atuações de Lupita Nyong'o e de Michael Fassbender, que, em minha opinião, foram ótimos em seus papéis de escrava preferida, porém castigada e do seu dono fora de si que usa a religião de uma maneira deturpada para tratar suas propriedades, os escravos. Sei que este filme não foi visto com bons olhos por muitas pessoas, mas saí da sala de cinema com uma sensação e para mim isso que é arte: quando somos tocados. Recomendo a todos.



Ficha técnica

12 Years a Slave (original)
Gênero: Drama/Biografia/Histórico
Data de lançamento: 18 de outubro de 2013 (Toronto, Estados Unidos)
Data de estreia no Brasil : 21 de fevereiro de 2014 (Brazil)
Duração: 134 min.
Direção: Steve McQueen
Música composta por: Hans Zimmer
Lançamento em DVD: 4 de março de 2014 (Estados Unidos)
Mais informações no IMDB


Trailer com legenda

Uma palhinha da trilha sonora

Nenhum comentário: