terça-feira, 1 de abril de 2014

Resenha: Princesa




Obra escolhida para o Desafio Literário de Março
Autor: Jean Sasson
Editora: Record
Ano: 1998

páginas:248
 



A história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus.


Confesso que este não é um tema que me chama muita a atenção, mas para o desafio do mês de março deveria ler uma obra de uma autora, portanto eu tinha esse na minha estante e resolvi encaixar neste mês.
A história é contata por Sultana, uma princesa da Arábia Saudita que usa esse nome para não revelar sua identidade, pois teme as punições que sofreria caso fosse descoberta. Sua amiga escritora ocidental, Jean Sasson, passou sua história no papel.
Ela nos conta como é ser mulher no Oriente Médio: as dificuldades, privações, submissão e, principalmente, a grande segregação entre os sexos.
A distinção entre os sexos é enorme e reforçada em toda a sociedade, principalmente aos meninos pequenos, que aprendem desde cedo a tratar as mulheres como inferiores, existentes apenas para servir ao homem a seu bel prazer.
Ela explica como seu antepassado virou o rei e sua família veio a deter o poder político e econômico do país. Devido a grande riqueza pelos lucros do petróleo há grandes esbanjamentos como: quatro palácios em cidades diferentes, aviões particulares que trazem diariamente morangos na Europa, carros importados dados de presente aos filhos homens, pois a mulheres não podem conduzir um veículo e as discrepâncias na sociedade do país de quem tem o poder e de quem não tem.

Conhecemos histórias de mulheres que gostariam de dirigir um automóvel; que pudessem estudar outras coisas e não apenas decorar o Corão, é interpretado pelo homem a seu favor; andar nas ruas sem o véu; moças obrigadas a se casar com idosos e a se submeter aos caprichos deles, que, muitas vezes, eram sádicos. Mulheres tendo que aceitar segundas e até quartas esposas, e as que são punidas pela família até com a morte, para servir de exemplo enquanto o homem tem seus erros aceitos e ignorados.

Um comentário:

Giselle disse...

A vida das mulheres árabes me fascina. Sempre procuro livros com esse tema e pela sua resenha fiquei muito curiosa pra ler esse. Já estou com o livro aqui e pretendo começar a leitura logo.