domingo, 2 de março de 2014

Resenha: Morte Súbita


Obra escolhida para o Desafio Literário de Fevereiro 
Autor: J. K. Rowling
Editora: Nova Fronteira

Ano: 2012
páginas: 504

 



Quando li a sinopse de Morte Súbita, achei que o tema central da história seria sobre alguma investigação policial ou até mesmo um pouco de mistério. Mas mistério por mistério todo livro tem, mesmo que o mistério seja o final.
A autora é conhecida mundialmente pela série de fantasia Harry Potter e fiquei apreensiva em relação a este livro que no fim é um belo drama, com personagens e personalidades realistas, por sinal bem cruéis.

A história começa com o personagem principal Barry Fairbrother que morre na segunda página e a partir disso começa a narrativa de vários moradores que estão ligados uns com os outros, mesmo que por uma tênue linha. Mostra como cada um recebe e reage a notícia, inclusive gerando muita fofoca.

Barry era muito ativo na comunidade, desde conselheiro da cidade até instrutor de remo na escola, e a história central gira em torno da nomeação da pessoa que o substituirá no Conselho Distrital da pequena e fictícia cidade de Pagford. Ele sendo de origem pobre, lutava através da política para melhorar a vida dos menos afortunados no bairro vizinho, no entanto, sua morte dá início a uma reviravolta na política e na vida das pessoas.

O começo é muito lento e vamos recebendo aos poucos pequenos detalhes do passado de cada um, para, assim, formarmos um contexto geral. A partir da metade do livro, a narrativa passa a ser mais rápida e a cada lenha jogada na fogueira queremos saber como cada um irá reagir.

Nenhum comentário: