terça-feira, 4 de março de 2014

Resenha: O menino da mala





Obra escolhida para o Desafio Literário de Fevereiro   
Autor: Lene Kaaberbøl e Agnete Friis 
Editora: Arqueiro

Ano: 2013
páginas: 256




O que você faria, se encontrasse um menino de uns 3 anos de idade, desacordado e nu, dentro de uma mala? Foi essa pergunta que a enfermeira dinamarquesa Nina Borg precisou responder. Quando sua amiga Karin lhe pediu um favor,  usou um argumento irrefutável: “Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance”. Nina não pestanejou, foi até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma inocente mala, porém ela não esperava pelo seu conteúdo.

Nina está sempre arriscando a vida para salvar alguém, viajando pelo mundo, sem se preocupar em deixar o marido e os filhos para trás se isso pode salvar algumas vidas. Entretanto, para essa missão ela não estava preparada. O que fazer com o menino? Para onde levá-lo? Por que ele estava dentro de uma mala? De onde seria sua família? Perguntas sem resposta, que colocam Nina e o próprio menino em perigo.

Karin não atende ao telefone e ainda para piorar a situação, Nina vê um brutamontes chutando furiosamente o armário onde ela encontrou a mala. O mal encarado olha pra ela, deixando claro que ela estava encrencada. Não poderia chamar a polícia ou voltar para casa com o menino. Resolve procurar pela amiga, despistar o grandalhão e salvar o menino.

Quando o menino acorda, Nina percebe que ela fala uma língua diferente. Como se comunicar com ele? Com a criança no carro, Nina parte em uma busca surreal para solucionar esse mistério, que envolve muita violência, tráfico de pessoas, bandidos perigosos, mortes, mães e pais desesperados, sua própria família que não sabe o que está acontecendo com ela. Nina se meteu numa enrascada... e das grandes.  

As autoras foram brilhantes na concepção dos personagens e no enredo, enquanto acompanhamos Nina e Mikas (o menino), vemos a luta de Sigita, mãe solteira, que cria Mikas com amor e carinho, que se vê desesperada sem o filho e sem poder contar com a ajuda das autoridades. Percebemos que o brutamonte tinha, na verdade, motivos para agir daquela maneira.

A narrativa é instigante, saborosa e fluida. Mesmo envolvendo países diferentes e tantos personagens densos, cada um com seus motivos e suas histórias, a leitura não é difícil. É um livro difícil de largar, nos deixando curiosos e tensos pelo desenrolar da trama. As autoras, Lene Kaaberbol e Agnete Friis, idealizaram esse livro com o primeiro de uma trilogia envolvendo Nina Borg. Fiquei curiosa sobre as demais aventuras da protagonista, embora tenha ficado um pouco decepcionada com o final “pouco explicativo” do livro. Algumas pontas ficaram soltas, talvez para serem presas nos demais volumes da série. Recomendo a leitura do Menino da Mala!

Um comentário:

Mee disse...

Gostei da sua resenha Tathy, fiquei curiosa com o livro!