segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

1º Picnic Literário - Museu Oscar Niemeyer



O Encontro


Muita coisa gostosa
Para nosso primeiro encontro extraoficial dos Skoobers de Curitiba do ano, resolvemos fazer um picnic. Como havíamos dado uma pausa para as festas de fim de ano, para este encontro não houve um livro específico para discussão, embora todos tenham falado de suas últimas leituras, dos melhores e dos piores lidos ao longo do ano de 2013. Já que Curitiba, como sempre, nos surpreendeu com chuva e um dia um pouco frio para janeiro, improvisamos um picnic no pátio coberto do Museu Oscar Niemeyer, ou como conhecido por nós: Museu do Olho ou MON. Apesar de o dia estar cinzento, tivemos boa adesão dos membros, os quais lancharam juntos, riram e se divertiram muito, numa confraternização que deixa ansiedade para o próximo evento do nosso Clube do Livro.

Ala feminina


História do MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. 

O Museu Oscar Niemayer, comumente chamado de MON ou Museu do Olho, foi inaugurado em 2002, sendo de autoria do arquiteto brasileiro que leva seu nome. Ao longo dos seus 13 anos de existência, realizou mais de 200 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, o museu proporciona mais de 20 mostras por ano, que juntas recebem um público superior a 200 mil visitantes.
A equipe do Museu é interdisciplinar, visando aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, além disso o Museu oferece cursos e oficinas abertas ao público, atendendo escolas e visitantes. Possui também um Centro de Documentação e Referência que possui cerca de 5 mil publicações e 1.300 periódicos para pesquisa e atende professores, estudantes e interessados e artes visuais. O MON ainda abriga a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo critérios internacionais. O acervo do MON possui mais de 3 mil peças, composto por obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turim, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros. Em 2012, o MON foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, além de ser escolhido o ponto turístico mais visitado de Curitiba, segundo o maior site de viagens do mundo TripAdvisor.
A história do Museu começou em 1967, quando Oscar Niemeyer projetou o prédio principal, inaugurado somente em 1978, até então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Obra de referência da arquitetura brasileira, sendo durante muito tempo o edifício com maior vão livre da América Latina. Em 2001, o estado do Paraná decidiu transformar a generosa área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar “Novo Museu”, pois ainda não tinha um nome definitivo. O prédio passou por reformas, adaptações e ampliações, ganhando um anexo, popularmente chamado de “Olho”, pelo seu formato.

Fonte: http://turismoemcuritibaso.blogspot.com.br/2013/04/museu-oscar-niemeyer.html


Nenhum comentário: