sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Resenha: Hounded



Obra escolhida para o Desafio Literário de Janeiro
Autor: Kevin Hearne
Editora: Del Rey
Ano: 2011
páginas: 304
 

 
Não se deixe enganar pelo rosto bonito e atitude despretensiosa de Atticus O’Sullivan. Ele é na verdade um druída de 2100 anos que absorve a força da terra para manter seu poder. Atticus também é o último de sua espécie. Atualmente ele vive tranquilamente (ou o mais tranquilamente possível) no Arizona, cuidando de uma livraria esotérica, e no seu tempo livre, transformado em cão, caçando juntamente com seu lébrel irlandês. 

Centenas de anos atrás, numa disputa de poder na Irlanda ele obteve uma poderosa espada mágica: Fragarach. Agora o deus celta do amor, Aengus Óg, o persegue impiedosamente, utilizando fadas, demônios e até mesmo outros deuses mais francos para ajudá-lo a recuperar a espada. O deus está cada vez mais determinado em obter a espada, e Atticus precisará de toda sua força e inteligência, além da ajuda de seu time de advogados (um vampiro viking e um lobisomem), seu fiel cachorro, Oberon, uma deusa da guerra e uma bar tender que é o receptáculo para uma bruxa Hindu para conseguir sobreviver.
 
***

Hounded é o primeiro livro das Iron Druid Chronicles, ainda sem tradução no Brasil. Ele é um livro que se enquadra no gênero fantasia urbana, num universo onde deuses e mortais vivem no mesmo plano. Aliás, todos os deuses de todos os panteões existem e são mencionados (aparentemente Thor é um fdp e 10 entre 10 deuses e criaturas imortais o odeiam e 9 entre 10 o desejam morto e Atticus eventualmente toma chá com Maria – é, exatamente aquela, a Virgem).

O livro tem seus momentos de humor, e também tem um quê de profundidade. Um ponto alto do livro são as conversas entre Atticus e Oberon, com quem ele tem um link mental. Oberon também é um viciado em poodles franceses e Gengis Khan. O vizinho de Atticus, que o odeia apenas por não possuir um carro, também oferece momentos engraçados. Mas dos ‘mortais’, é sua vizinha, a viúva que odeia os britânicos, que ganha uma das melhores passagens do livro:


The universe is exactly the size that your soul can encompass. 
Some people live in extremely small worlds, and some live in a world of infinite possibilities. 
You have just received some sensory input that suggest its bigger than you previously thought. 
What are you going to do with that information? Will you deny it or embrace it?


                                                                                                            Atticus O’Sullivan

As cenas de batalha são muito bem escritas, deixando pouco a desejar. O livro tem um compasso rápido, e apesar de ser parte de uma série, pode ser lido sozinho. Os personagens, apesar de serem apenas vistos pelos olhos do Atticus são muito interessantes. No geral, é uma leitura leve, dinâmica e divertida, com uma boa mescla de personagens humanos e personagens místicos (que, por vezes, são mais humanos que os mortais), humor ácido e drama. Definitivamente lerei os próximos, e recomendo a quem gosta do gênero.

Nenhum comentário: