sábado, 4 de janeiro de 2014

Retrospectiva Literária 2013 - parte 5

colaboração da leitora Deisi Bontorin

No ano de 2013, fui muito afortunada em minhas leituras. Todos os livros que cheguei a terminar de ler são recomendáveis (Claro que tive o desprazer de começar a ler alguns, tão desgostosos ao meu paladar de leitora, que nem cheguei a terminar de lê-los).
Segue minha lista, dos livros concluídos:
O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger
Em Defesa das Mulheres - Juan Bautista Cubie
O Mágico de OZ - Lyman Frank Baum
A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada - Gabriel Garcia Marquez
O Incrível Cabeça de Parafuso - Mike Mignola
Sandman: Terra dos Sonhos - Neil Gaiman
Extraordinário - R. J. Palacio
A Vida, O Universo e Tudo Mais - Douglas Adams
A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade
As Fúrias - Mike Carey, John Bolton
Kardec - Carlos Ferreira, Rodrigo Rosa
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez
As Vantagens de Ser invisível - Stephen Chbosky
A Revolução dos Bichos - George Orwell
Em Chamas - Suzanne Collins
Persuasão - Jane Austen
A Bolsa - Nieh Hua Ling
Escola de Mulheres - Molière
O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

TOP Melhores

Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez

Sinopse: Em Cem anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez narra a incrível e triste história dos Buendia - a estirpe dos solitários para a qual não será dada uma segunda oportunidade sobre a terra. O livro também pode ser entendido como uma autêntica enciclopédia do imaginário.

Simplesmente este livros esta no meu Top 5 de todos os tempos. Não é simplesmente a enciclopédia do imaginário, é a transformação do imaginário na rotina do dia a dia, no possível.

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Sinopse: Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião...

Um livro com uma linguagem surpreendentemente fácil, com um enredo que flui de modo conciso e conexo. Onde duas realidades são confrontadas: a completamente "perfeita" e evoluída, onde todos são felizes e a dos Selvagens, onde todas as imperfeições, os sentimentos fortes, são encontrados. O autor não apenas apresenta uma sociedade utópica, como também mostra os defeitos de sua utopia. "Tristeza é uma ilusão, só a Felicidade é Real".

Extraordinário - R. J. Palacio

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Rápido, fácil de ler, mas nem por isso menos significativo. Extraordinário é narrado da perspectiva de Auggie, bem como dos seus familiares e amigos, é um livro comovente e tocante. 

As Vantagens de Ser invisível - Stephen Chbosky

Devo admitir que nas primeiras paginas eu estava relutante em gostar deste livro, mas ele rapidamente me cativou. Narrado em forma de cartas escritas por Charlie para Alguém (quem é esse alguém é foco de muitas especulações), o autor escreveu de tal forma que você consegue sentir as mudanças e aprendizados de Charlie não apenas pelo que está escrito, mas pela forma como foi escrito. A história de alguém invisível buscando seu momento no infinito.

Nenhum comentário: