sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Resenha: Contos e Lendas dos Irmãos Grimm


Volume I
Editora: Jacomo
Ano:  1970
páginas: 123



Ao ver que o desafio literário do mês de Janeiro de 2014 seria sobre Contos de Fadas e Fantasia, lembrei-me de uma pequena coleção editada pela Livraria e Editora Jacomo, que havia adquirido no ano anterior, os três pequenos e belos livrinhos azuis denominados “Contos e Lendas dos Irmãos Grimm”... Assim, resolvi fazer de seu primeiro volume minha leitura do mês! 

O primeiro volume de “Contos e Lendas dos Irmãos Grimm” possui 16 histórias, dentre as quais conhecia apenas duas – “Branca de Neve” e “Joãozinho e Margarida” (que conhecemos por “João e Maria”).  Destas a que me chamou mais a atenção foi a versão apresentada para a “Branca de Neve”, pois demonstra as várias tentativas de assassinato feitas pela madrasta da personagem principal, ocultadas na maior parte dos livros infantis. Além disso, a explicação dada ao despertar de Branca de Neve foge ao clichê do beijo do príncipe encantado e o fim dado à Madrasta é no mínimo cruel. 

Aliás, os finais trágicos para alguns dos vilões dos contos foi algo que me surpreendeu e de que mais gostei, pois antes de ter lido este pequeno livro achava que as versões dos irmãos Grimm já estivessem completamente suavizadas, como a maioria das histórias infantis que vemos atualmente. Mas não! Há ainda o espaço para certas “vinganças”, ou não exatamente isso, talvez algo como uma justiça mais rígida, de moldes mais antigos – quem ler o primeiro conto “A pastorinha de gansos” talvez entenda o que eu estou querendo dizer. Por outro lado, algumas histórias reservam finais mais suaves e felizes para aqueles que tanto mal fizeram aos personagens principais, havendo o espaço para o perdão e a reconciliação. Assim, o que mais gostei nesses contos foi haver possibilidades diferentes das que eu esperava, finais geralmente felizes para os personagens principais, é verdade, todavia seus caminhos e desfechos mostraram uma variedade inesperada. Além de existirem contos cujo grau de fantasia extrapolar o aguardado, como é o caso de “João Ouriço”... mas sem me alongar mais deixo vocês na curiosidade sobre essa e as outras tantas histórias...

Nenhum comentário: