colaboração da leitora e membro do conselho Giselle Lupepsa
Acredito que este ano li um pouco mais de cem livros, eis minha lista de melhores e piores:
TOP Melhores
A Profecia, David Seltzer
Sinopse: Em 1975, o anticristo nasceu. Uma
criança protegida pelas forças do mal. Nascido de um chacal no dia seis de
junho as 6:00 da manhã, o pequeno Damien foi adotado por uma família, que teria
sua vida mudada pela criança que possuía o número 666 marcado em sua cabeça.
Mesmo já tendo assistido as duas
versões do filme antes de ler ainda assim achei o livro fantástico. O autor
consegue prender a atenção do começo ao fim. O melhor livro de terror que li
nos últimos anos.
Precisamos falar sobre o Kevin,
Lionel Shriver
Sinopse: Aos 15 anos, o personagem Kevin
mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre
pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela
apenas sobrevive. A vida normal se esvai no escândalo, no pagamento dos
advogados, nos olhares sociais tortos.
Um livro perturbador. Achei o
começo meio maçante, mas assim que consegui entrar no espírito do livro não
consegui mais largar. É assustador ver como uma criança de uma família tão normal
pode se transformar no Kevin. Não recomendo a ninguém que queira ter filhos um
dia.
Dead Man's Walk, Larry McMurtry
Sinopse: Como jovens Texas Rangers, Gus e
Call têm muito a aprender sobre a sobrevivência em uma terra cheia de perigos:
não só o calor escaldante e furiosos tornados, rios turbulentas e índios impiedosos,
mas também os caprichos mortais de soldados. Em suas primeiras expedições –
liderados por oficiais incompetentes e acompanhados pela prostituta robusta e
destemida conhecida como a Great Western – eles terão de enfrentar a morte nas
mãos do astuto chefe de guerra Comanche Buffalo Hump e o silencioso Apache
Gomez. Eles serão surpreendidos pelo exército mexicano, e Gus vai encontrar o
amor da sua vida.
O primeiro livro da quadrilogia
Lonesome Dove. Conta a história de Augustus McCrae e Woodrow Call em suas
primeiras expedições, antes de se tornarem capitães. Apesar de não ser uma fã
de nada referente ao velho oeste americano, adorei a saga. Como esse livro
apesar de ser o início da saga foi escrito por último ele contém alguns erros
de continuidade, mas nada que comprometa a história.
TOP Piores
Fantasias Gêmeas, Opal
Carew
Sinopse: Jenna Kerry tem um segredo. Ela
sempre fantasiou em dividir a cama com dois homens, mas seu noivo Ryan nunca
aprovaria. Então, Ryan aparece inesperadamente em uma noite e ela faz o sexo
mais selvagem da sua vida. O único problema é que ele não é Ryan. Quando ela
descobre a verdade - que seu noivo tem um irmão gêmeo - reacende um desejo de
longa data. Ambos os homens estão determinados a tê-la, e vão provar seus
talentos nas formas mais eróticas imagináveis. E ela ousa explorar sua fantasia
mais ocultada ... ela poderia lidar com tudo o que os gêmeos de sangue quente
têm a oferecer?
Provavelmente o livro mais
ridículo que já li. Normalmente relevo muitas coisas em livros "hot",
mas esse é o fundo do poço. A escrita é juvenil, as cenas de sexo
inacreditáveis (no sentido de que a pessoa que escreveu nunca praticou) e as
situações absurdas. Como se o livro todo já não fosse um teste a realidade o
final encerra, ou melhor, enterra o livro com chave de ouro. Se um dia já
pensou em ler esse livro, esqueça e pegue outro.
Desastre, S. G. Browne
Sinopse: Regra Nº1: Não se envolva com
humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos
são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça
Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em
Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e
apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e
bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual,
Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e
descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.
Deveria ter acreditado no título,
é realmente um desastre. Fiquei animada com a premissa do livro, afinal
teríamos Morte, Gula, Honestidade, Luxúria, mas no final fiquei decepcionada. É
um livro enfadonho, os personagens principais são chatos e as situações bem
bobas. O personagem mais interessante é Dennis (a Morte), mas ele acaba não aparecendo
o suficiente para salvar o livro.
Cuco, Julia Crouch
Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de
Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não
pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa
pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades
que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos
chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas
quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não
consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de
Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de
Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa
está cada vez mais difícil.
Fiquei muito decepcionada com a
história. Tinha um grande potencial, mas a autora se perdeu no meio do caminho.
O final é frustrante e os personagens não conseguem cativar. A relação
passiva-agressiva entre as duas melhores amigas é cansativa. Todos os adultos
são alcóolatras, amorais, egoístas, imaturos, hipócritas e infiéis. Perda de
tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário