quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva literária 2013 - parte 3

colaboração da leitora e membro do conselho Giselle Lupepsa

Acredito que este ano li um pouco mais de cem livros, eis minha lista de melhores e piores:



TOP Melhores

A Profecia, David Seltzer

Sinopse: Em 1975, o anticristo nasceu. Uma criança protegida pelas forças do mal. Nascido de um chacal no dia seis de junho as 6:00 da manhã, o pequeno Damien foi adotado por uma família, que teria sua vida mudada pela criança que possuía o número 666 marcado em sua cabeça.

Mesmo já tendo assistido as duas versões do filme antes de ler ainda assim achei o livro fantástico. O autor consegue prender a atenção do começo ao fim. O melhor livro de terror que li nos últimos anos.

Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver

Sinopse: Aos 15 anos, o personagem Kevin mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela apenas sobrevive. A vida normal se esvai no escândalo, no pagamento dos advogados, nos olhares sociais tortos.

Um livro perturbador. Achei o começo meio maçante, mas assim que consegui entrar no espírito do livro não consegui mais largar. É assustador ver como uma criança de uma família tão normal pode se transformar no Kevin. Não recomendo a ninguém que queira ter filhos um dia.

Dead Man's Walk, Larry McMurtry

Sinopse: Como jovens Texas Rangers, Gus e Call têm muito a aprender sobre a sobrevivência em uma terra cheia de perigos: não só o calor escaldante e furiosos tornados, rios turbulentas e índios impiedosos, mas também os caprichos mortais de soldados. Em suas primeiras expedições – liderados por oficiais incompetentes e acompanhados pela prostituta robusta e destemida conhecida como a Great Western – eles terão de enfrentar a morte nas mãos do astuto chefe de guerra Comanche Buffalo Hump e o silencioso Apache Gomez. Eles serão surpreendidos pelo exército mexicano, e Gus vai encontrar o amor da sua vida.

O primeiro livro da quadrilogia Lonesome Dove. Conta a história de Augustus McCrae e Woodrow Call em suas primeiras expedições, antes de se tornarem capitães. Apesar de não ser uma fã de nada referente ao velho oeste americano, adorei a saga. Como esse livro apesar de ser o início da saga foi escrito por último ele contém alguns erros de continuidade, mas nada que comprometa a história.


TOP Piores 

Fantasias Gêmeas, Opal Carew
Sinopse: Jenna Kerry tem um segredo. Ela sempre fantasiou em dividir a cama com dois homens, mas seu noivo Ryan nunca aprovaria. Então, Ryan aparece inesperadamente em uma noite e ela faz o sexo mais selvagem da sua vida. O único problema é que ele não é Ryan. Quando ela descobre a verdade - que seu noivo tem um irmão gêmeo - reacende um desejo de longa data. Ambos os homens estão determinados a tê-la, e vão provar seus talentos nas formas mais eróticas imagináveis. E ela ousa explorar sua fantasia mais ocultada ... ela poderia lidar com tudo o que os gêmeos de sangue quente têm a oferecer?

Provavelmente o livro mais ridículo que já li. Normalmente relevo muitas coisas em livros "hot", mas esse é o fundo do poço. A escrita é juvenil, as cenas de sexo inacreditáveis (no sentido de que a pessoa que escreveu nunca praticou) e as situações absurdas. Como se o livro todo já não fosse um teste a realidade o final encerra, ou melhor, enterra o livro com chave de ouro. Se um dia já pensou em ler esse livro, esqueça e pegue outro.

Desastre, S. G. Browne
Sinopse: Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.

Deveria ter acreditado no título, é realmente um desastre. Fiquei animada com a premissa do livro, afinal teríamos Morte, Gula, Honestidade, Luxúria, mas no final fiquei decepcionada. É um livro enfadonho, os personagens principais são chatos e as situações bem bobas. O personagem mais interessante é  Dennis (a Morte), mas ele acaba não aparecendo o suficiente para salvar o livro.

Cuco, Julia Crouch

Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Fiquei muito decepcionada com a história. Tinha um grande potencial, mas a autora se perdeu no meio do caminho. O final é frustrante e os personagens não conseguem cativar. A relação passiva-agressiva entre as duas melhores amigas é cansativa. Todos os adultos são alcóolatras, amorais, egoístas, imaturos, hipócritas e infiéis. Perda de tempo.


Nenhum comentário: