domingo, 26 de janeiro de 2014

Desafio literário Janeiro 2014 - Fantasia/Conto de Fadas



Você sabe o que é um Desafio Literário? O Desafio consiste na escolha de um livro para ser lido por mês, sendo um gênero literário diferente para cada mês, com o objetivo de debater sua experiência literária com os demais participantes do Desafio. Abrimos o ano e o blog com um Desafio Literário, o qual consiste em escolher uma obra por mês do gênero ou subgênero literário para ler em questão e debater entre os demais participantes do grupo.
Janeiro é o mês da Fantasia/Fantástico e/ou Contos de Fadas. Alguns podem perguntar: “mas contos de fadas também não é fantasia?” Também, contudo essas obras chegaram a um ponto em que os estudiosos passaram a considerá-lo um gênero à parte de fantasia.
Para fundamentar e discutir sobre gênero literário, demandaria tempo e um pouco mais de pesquisa, mas procuraremos dar uma breve explicação de cada tema escolhido para nossas leituras. Caso haja algum conflito de informação ou esteja errônea, estamos abertos a críticas construtivas.
É válido dizer que muitas obras podem ser classificadas em diversos gêneros, por isso, é provável que encontremos resenhas de livros que poderiam ser infanto-juvenis, ou aventura, entre outros. Por isso, devemos considerar se o enredo principal abarca mais de uma característica do gênero em questão.

Contos de Fadas
Resumidamente falando, e partindo do senso comum, os contos de fadas nada mais é que uma variação dos contos populares e fábulas.
Em geral, suas histórias iniciam com um “Era uma vez...” e possui uma narrativa mais curta, por ter como público-alvo as crianças. Apesar de a maioria dos contos de fadas envolver magia e coisas fantásticas, suas histórias têm um núcleo existencial, abordando situações cotidianas e que procuram dar uma lição de moral em seu leitor. É também possível verificar que os personagens se encontram em situações conflitivas, enfrentando seus medos, indo em busca dos sonhos, deparando-se com o bem e o mal, o certo e o errado.

O Fantástico
Segundo o Michaelis, o termo “fantástico”, originado do grego phantastikós, significa “1 Que só existe na fantasia; imaginário. 2 Que apenas existe na imaginação. 3 Incrível. 4 Caprichoso. sm O que só existe na imaginação”.
Ou seja, este gênero refere-se à narrativa elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional, que não existe na realidade. Muitas histórias podem se encaixar nessa descrição, por isso é válido dizer que temos alguns subgêneros da literatura fantástica, tais como: ficção científica, fantasia e terror.
Na literatura, por mais que o escritor procure aproximar o leitor a essa “realidade fantasiosa” estará limitado ao fantasioso e ao ficcional. Todo texto fantástico possui elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. Jorge Luis Borges defende ser uma causalidade de caráter mágico ligando os acontecimentos ao decorrer de uma narrativa desse tipo.
Deve-se perceber que a característica marcante desse gênero é que o elemento fantástico não necessita de uma explicação científica ou tecnológica, podendo ser justificado por magia ou qualquer outro fenômeno fora da normalidade.
Apesar de bastante aceito entre fãs e estudiosos do gênero, este argumento não é universal. Um exemplo que quebra esta regra são as histórias infantis, que, apesar de possuírem todos os elementos da fantasia, são consideradas em gêneros como fábulas, entre outros.
Deve-se frisar que há alguns subgêneros do fantástico, e seria muito extenso falar sobre eles. Para nosso desafio, como esse gênero possui vários ramos, veremos resenhas de livros que abordam o mitológico, a ficção científica, entre outros.

As fontes utilizadas, além do grande literato Massaud Moisés, utilizei “verbetes” da Wikipedia, contudo, estão muito bem referenciados, por isso adotei este site.

Referências
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1998.
WIKIPEDIA. Literaturafantástica. Acesso em: 20 jan. 2014.
WIKIPEDIA. Fantasia (gênero). Acesso em: 20 jan. 2014.
 WIKIPEDIA. Contos de fadas. Acesso em: 20 jan. 2014.

Resenhas publicadas destes temas:

Guia do Mochileiro das Galáxias
As melhores histórias da Mitologia Grega
Houded
Contos e Lendas dos Irmãos Grimm
Mágico de Oz

Nenhum comentário: