quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva literária 2013 - parte 4

colaboração do leitor Alex dos Santos
Pessoal, esses foram os livros que li em 2013. Confesso que não li muito (para o padrão de algumas pessoas rs), além do que vejo muitos filmes e séries também... Além dos da foto, li alguns que eu pedi emprestado ou estão emprestados aos meus amigos. Acrescento nas leituras desse ano: As Vantagens de Ser Invisível, A Revolução dos Bichos, A Culpa é das Estrelas, O Aniversário de Astérix e Obélix e Não-me-Toque em Pé de Guerra.
E 2014 tem muito mais!

TOP Melhores

Sob a Redoma

O livro traz um mistério muito grande no início, com grandes cenas de ação e as consequências do surgimento da Redoma. Meus dedos mal foram ágeis ao virar cada página! A grande curiosidade inicial acerca da Redoma aos poucos vai se dissipando quando um caos político se instaura naquela pequena cidade de Chester's Mill, onde há corrupção, drogas, manipulação, egoísmo... Aprendemos a odiar muito alguns personagens e admirar muito outros. Vibramos, ficamos boquiabertos, largamos o livro com medo de saber o que aconteceu, sentimos pavor, emoção e descrença. E nos momentos finais voltamos a atenção que existe à Redoma e como ela surgiu. E acredite, pode surpreender. Mas a trama em si, gira dentro da Redoma e sua causa é coadjuvante, no fim de tudo.

Tormenta de Espadas, As Crônicas de Gelo e Fogo

Sem dúvidas o melhor e mais cheio de reviravoltas dos três livros da série que li até o momento. Aqui vemos crueldade, muito sangue e momentos de tremer e chorar. Difícil simplificar este livro, o mais volumoso dos três primeiros, que é tão grande em trama quanto em páginas. O momento que alguns caem e outros levantam-se, que alguns sofrem perdas e outros ganhos. Há momentos que é impossível acreditar no que leu, tendo de reler o trecho. Este livro desperta o choque, incredulidade, raiva, medo e terror. Este livro é excelente. Ludibria até a alma.

O livro das Coisas Perdidas

Quando ler a sinopse, não o menospreze. Este é aquela espécime de livro que nem mesmo uma sinopse consegue resumir o mínimo do que ele é. Aparentemente, parece ser um livro infantojuvenil, mas é denso, pesado, hilário e assombroso. No início, já temos uma triste descrição: 'Era uma vez - pois é assim que todas as histórias deveriam começar - um garoto que perdera a mãe.' Ao longo do livro, vamos sendo levados para um mundo sombrio, dominado por pesadelos e medos em forma real. Um mundo além de um buraco de muro, onde David vai parar, após perder a mãe e odiar o irmão mais novo e a madastra, há um monstro se alimenta de crianças. Porém, este monstro cruel torna rei daquele mundo a criança que oferecer seu irmão mais novo como alimento. David é perseguido por este mundo durante toda a sua trajetória para tentar encontrar ' O livro das Coisas Perdidas', que contém a resposta da saída daquele mundo hostil. O livro é incrivelmente bem escrito. Com várias críticas atemporais à natureza, a forma de discriminação a opção sexual, uma lição de confiança, amor e perdão. O final é de chorar. Excepcionalmente lírico. Um livro para ser lido e relido.

As vantagens de ser Invisível

Este livro é peculiar. Ele trata de uma pessoa tímida em busca de tornar-se menos antissocial. Em busca da sua autofelicidade, compromete-se a métodos que não aprova muito. Porém, aos poucos seus 'amigos' de fato tornam-se realmente seus amigos, e todos aprendem a se amar. Um livro trata de uma pessoa especial que tem seus sentimentos exacerbados e uma alma pura e não corrompida. Trata-se da paixão ingênua por seus amigos e a real recíproca. Trata-se de como nos sentimos infinitos ao receber um sentimento verdadeiro sem esperar nada em troca.

Merlin
Este foi uma grata surpresa. Escrito por T. A. Baron, que escreve deliciosamente bem, somos levados aos tempos antigos e ao surgimento de Merlin. Emrys não lembra quem é, muito menos sabe quem é a mulher que cuida dele. Em uma grave acidente que ocorre, o garoto perde a visão e é necessário a aprender a enxergar com outros 'olhos'. Desnorteado, sem saber quem ele é, parte numa aventura a fim de descobrir os segredos que estão emaranhados em seus passado. As descrições das paisagens são singelas e ricas. E a história é muito bem amarrada e sem deixar pontas soltas. Depois de terminar este livro, não verá a hora de ler a sequência.

Único livro lido em 2013 que considerei ruim

A gaiola de vidro

Este livro é uma pena ser o pior dos que li, pois as cenas narrativas eram muito empolgantes, porém a obra como um todo decepcionou muito (principalmente o final). Trata-se de assassinatos ocorridos próximo ao Rio Tâmisa, e ao lado dos corpos há frases de William Blake, um poeta. Então Damon Reade, especialista neste poeta, é convocado pela polícia para investigar o caso. Aceitando, Damon estuda o comportamento do maníaco e suas intenções. O livro arrasta-se e no fim da leitura o sentimento é de tempo perdido e de que poderia ser melhor do que fora.
 
 
 

Um comentário:

Tathyana Zimmermann Fernandes disse...

Alex

Gostei muito do seu jeito de escrever sinopses...mesclando a história do livro com seus comentários a respeito. Muito bacana mesmo.