quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva literária 2013 - parte 2

colaboração do leitor e membro do conselho Matheus Braz Cunha

Relação dos livros lidos em 2013
A Dança Dos Dragões - George R. R. Martin
O Clube Do Filme - David Gilmour
Tito Andrônico - William Shakespeare
 O Poderoso Chefão - Mario Puzo
Misto-Quente - Charles Bukowski
O Homem que queria ser rei e outras histórias - Rudyard Kipling
Madame Bovary - Gustave Flaubert
Cotoco - John Van de Ruit
A Carne - Julio Ribeiro
Inocência - Alfredo Maria Adriano d'Escragnole Taunay
Poemas escolhidos de Gregório de Matos - preparado por José Miguel Wisnik
O Concorrente - Stephen King (utilizando o pseudônimo Richard Bachman)
Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade
Urupês - Monteiro Lobato
Bel-Ami - Guy de Maupassant
Entrevista com o Vampiro - Anne Rice
Cuca Fundida - Woody Allen
As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky
Peter Pan - James Matthew Barrie
James e o pêssego gigante - Roald Dahl, Quentin Blake
A Revolução Dos Bichos - George Orwell
Rum: Diário de um Jornalista Bêbado - Hunter S. Thompson
Libre! - Coletânea de quadrinistas
O Sol é Para Todos - Harper Lee
A Última Quimera - Ana Miranda
Jogos Vorazes - Suzanne Collins
O Sonho de uma Noite de Verão - William Shakespeare
O Velho e O Mar - Ernest Hemingway

TOP Melhores

Misto-quente – Charles Bukowski

Sinopse: Com um quê de autobiográfico, Bukowski narra em Misto-quente, a trajetória do jovem Henry Chinaski , que vive os conflitos de crescer sem perspectiva de futuro, em uma família desestruturada, em plena recessão de 1929.


O livro me surpreendeu e conquistou por apresentar de maneira direta, em linguagem simples e sem rodeios, as frequentes frustrações não somente da adolescência, mas também as presentes nas demais fases da vida, como as relações pessoais, as ambições e as incertezas que carregamos sempre.

As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Sinopse: Não há quem não conheça esta história, devido ao estrondoso sucesso, que além das paginas, também atingiu as telas de cinema. Charlie é um garoto do qual não se sabe muito, escreve cartas endereçadas a um amigo não identificado, contando todos as pressões, descobertas e anseios de sua adolescência.


Este não só foi um dos melhores do ano para mim, como também tornou-se um dos meus favoritos, visto que me identifiquei com muitos dos questionamentos do personagem e das situações por ele vividos ao longo da história, tanto como telespectador, como também protagonista.

O sol é para todos – Harper Lee

Sinopse: Mais um dos meus favoritos, O sol é para todos, conta a história de dois irmãos, Jem e Scout Fincher, que testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb – símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social.


Gostei muito, porque mostra as dificuldades de um pai em educar seus filhos com princípios e valores éticos e morais, em uma sociedade preconceituosa e intolerante de sua época, mas que também nos é apresentada nos dias atuais, sobre outros aspectos. Outra característica interessante é a maneira como as crianças, protagonistas da história, convivem com todas as situações submetidas, e as julgam, de acordo com seus princípios. 

TOP Pior do Ano

Cuca Fundida – Woody Allen

Sinopse: Antes de iniciar, em meados da década de 1960, sua carreira de cineasta, roteirista e ator do cinema moderno, Woody Allen trabalhou como humorista, contando piadas e fazendo sketches em bares e auditórios. Dessa maneira, Cuca Fundida é uma antologia que reúne 17 textos que mesclam humor judaico, psicanálise, culpa, sexo e outros temperos e neuroses da vida moderna.

Eu acredito que por ainda não estar familiarizado com todas as personalidades citadas, as ideias e acontecimentos, não encontrei o inteligente humor que todas as sinopses apresentam. Iniciem o primeiro conto com grande empolgação, mas no final não compreendi o que Woody queria passar, o tornou a leitura entediante e maçante.

Nenhum comentário: